UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS À DISTÂNCIA
Palavras-chave:
formação inicial, projeto político-pedagógico, professor de ciênciasResumo
O objetivo deste trabalho é traçar um perfil dos cursos de Licenciatura em Ciências à distância de instituições públicas do Brasil no tocante às projeções e às expectativas institucionais para a formação inicial do professor. Esta é uma pesquisa qualitativa em que os projetos político-pedagógicos são analisados com o método da análise textual discursiva. É importante ressalvar que os PPP apresentam a idealização da instituição, cuja efetivação depende de articulação entre os diferentes sujeitos e de constante reflexão. É animador verificar que os discursos para formação inicial de professores estão mais afinados aos apontamentos da literatura dessa área. Ainda assim, são observados alguns problemas como, por exemplo, o enfoque em uma área específica mesmo que o discurso aponte para uma formação interdisciplinar. Ou a maior ênfase no planejamento do saber disciplinar do que para a formação dos futuros professores como pesquisadores.