UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS À DISTÂNCIA

Autores

  • Ana Cláudia Kasseboehmer IQSC - o Instituto de Química de São Carlos Autor

Palavras-chave:

formação inicial, projeto político-pedagógico, professor de ciências

Resumo

O objetivo deste trabalho é traçar um perfil dos cursos de Licenciatura em Ciências à distância de instituições públicas do Brasil no tocante às projeções e às expectativas institucionais para a formação inicial do professor. Esta é uma pesquisa qualitativa em que os projetos político-pedagógicos são analisados com o método da análise textual discursiva. É importante ressalvar que os PPP apresentam a idealização da instituição, cuja efetivação depende de articulação entre os diferentes sujeitos e de constante reflexão. É animador verificar que os discursos para formação inicial de professores estão mais afinados aos apontamentos da literatura dessa área. Ainda assim, são observados alguns problemas como, por exemplo, o enfoque em uma área específica mesmo que o discurso aponte para uma formação interdisciplinar. Ou a maior ênfase no planejamento do saber disciplinar do que para a formação dos futuros professores como pesquisadores.

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Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

KASSEBOEHMER, Ana Cláudia. UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS À DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1541.. Acesso em: 7 dez. 2024.