TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM, PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO: POSSIBILIDADES DOS RELATÓRIOS DO MOODLE
Palavras-chave:
Ensino superior, Acompanhamento, Trajetórias de aprendizagem, Relatórios de atividades, MoodleResumo
Este trabalho versa sobre o processo de acompanhamento da participação e interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, com vistas à melhoria da qualidade da formação educacional discente. Para a consecução deste intento, foi realizada a análise de relatórios de atividades internas do Moodle no curso de Pedagogia a distância, feito em parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso e a Universidade de Tokai, no Japão, de onde se pretendeu haurir meios de identificar possíveis contribuições para o trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Foram aplicados questionários e entrevistas com os professores especialistas e orientadores acadêmicos do curso. Os resultados não evidenciam o uso efetivo dos relatórios de atividades para a identificação da participação e interação e tomada de decisão pedagógica.