PROCEDIMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Palavras-chave:
Procedimento de ensino, Análise do comportamento, Educação a distânciaResumo
A Educação a Distância surgiu, ao final do século XIX, como forma de possibilitar o acesso à educação por pessoas que residiam em locais distantes. Para a Análise do Comportamento a função da educação é garantir que os indivíduos tenham acesso aos conhecimentos acumulados socialmente e aprendam comportamentos que serão vantajosos no futuro. Nesse sentido, entende que ensinar é a relação entre as intervenções que o professor faz e as modificações produzidas no comportamento do aluno. Este trabalho possui como objetivo apontar as contribuições que a Análise do Comportamento tem a oferecer ao procedimento de ensino utilizado nesta modalidade educacional. Portanto, são explicitadas possibilidades para a elaboração do planejamento do programa de ensino, material didático e acompanhamento do aluno. Buscou-se demonstrar as contribuições que a Análise do Comportamento tem a oferecer ao planejamento das condições de ensino.