PROCEDIMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Autores

  • Aila Stefania de Almeida UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Autor
  • Ana Paula Araújo Fonseca Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Ana Letícia Simonato Barboza UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga Autor

Palavras-chave:

Procedimento de ensino, Análise do comportamento, Educação a distância

Resumo

A Educação a Distância surgiu, ao final do século XIX, como forma de possibilitar o acesso à educação por pessoas que residiam em locais distantes. Para a Análise do Comportamento a função da educação é garantir que os indivíduos tenham acesso aos conhecimentos acumulados socialmente e aprendam comportamentos que serão vantajosos no futuro. Nesse sentido, entende que ensinar é a relação entre as intervenções que o professor faz e as modificações produzidas no comportamento do aluno. Este trabalho possui como objetivo apontar as contribuições que a Análise do Comportamento tem a oferecer ao procedimento de ensino utilizado nesta modalidade educacional. Portanto, são explicitadas possibilidades para a elaboração do planejamento do programa de ensino, material didático e acompanhamento do aluno. Buscou-se demonstrar as contribuições que a Análise do Comportamento tem a oferecer ao planejamento das condições de ensino.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

ALMEIDA , Aila Stefania de; FONSECA, Ana Paula Araújo; BARBOZA, Ana Letícia Simonato. PROCEDIMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1538.. Acesso em: 7 dez. 2024.