GESTÃO DE NOTAS E FREQUÊNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA DA UFSCAR

Autores

  • Glauber Santiago Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Kênia Rosa Nazário Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Larissa Amurov Korsokovas Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor

Palavras-chave:

Sistema de gestão notas no Moodle, Sistema de cômputo de frequência, Desenvolvimento do sistema de notas e frequência no curso de educação musical

Resumo

No curso Educação musical a distância da UFSCar muitas definições e dinâmicas foram estabelecidas para a idealização do que chamamos hoje de sistema de notas e frequência. Esta comunicação traz um pouco deste desenvolvimento e apresenta as soluções encontradas. Tivemos que considerar a dificuldade de utilização do sistema virtual de notas pelos professores bem como a transparência que este sistema teria em relação aos alunos para que todos pudessem ter mais confiança no que estava ocorrendo no ambiente virtual em relação ao cálculo da média e da frequência na disciplina. Estabeleceu-se, assim, critérios norteadores para a concepção do sistema como: a simplificação das possibilidades de pontuação e o conceito de duração e frequência estimadas. Explicou-se também como funciona o cômputo da frequência com o auxilio de planilhas eletrônicas compatíveis com o software Excel. Por fim, introduziu-se a proposta de um sistema de cômputo automático de frequência baseado na pontuação em notas das atividades dos alunos. Com esta automatização, o tutor seria dispensado do trabalho de indicar a presença para cada atividade do aluno e de utilizar o software Excel (ou compatível) para fazer o cálculo da frequência percentual do aluno em cada unidade. O procedimento transforma a participação mínima dos alunos em duração estimada resultando na frequência final na disciplina em porcentagem. Como referências bibliográficas utilizou-se alguns autores para contextualizar o processo de avaliação e o planejamento de disciplinas. A comunicação, desta forma, é um relato de experiência com o qual se deseja compartilhar os desafios e as soluções encontradas. Por fim, se indica que cursos novos na modalidade a distância podem ser muito beneficiados se ferramentas de gestão acadêmica forem estudadas e desenvolvidas e que é importante se ter uma postura proativa em relação a esta busca.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

SANTIAGO, Glauber; NAZÁRIO, Kênia Rosa; KORSOKOVAS, Larissa Amurov. GESTÃO DE NOTAS E FREQUÊNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA DA UFSCAR. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1534.. Acesso em: 15 set. 2024.