DESIGN INTEGRADO E ARTICULAÇÃO DIALÉTICA  DAS DIMENSÕES AVALIATIVAS NA EAD

Autores

  • Stela C. B. Piconez USP - Universidade de São Paulo Autor
  • Rosária H. R. Nakashima USP - Universidade de São Paulo Autor

Palavras-chave:

design integrado do processo de avaliação, design instrucional, learning design, educação a distância e ambiente virtual

Resumo

Este trabalho analisa a relevância do uso das tecnologias para propostas pedagógicas em EaD com vistas à articulação das dimensões avaliativas do processo de ensinoaprendizagem. Kirkpatrick (1998) fundamenta os resultados do estudo das diferentes dimensões de avaliação da aprendizagem realizadas. Conclui sobre aspectos relevantes da articulação dialética em um design instrucional apoiado pelas TDIC em relação à autoavaliação discente e docente de forma processual, formativa e informativa na construção individual e coletiva de conhecimentos. Estuda várias edições do Curso de Letramento Digital para gestores professores e tutores de uma instituição que atua em cursos na modalidade de EaD revelando as contribuições das TDIC para seu constante aperfeiçoamento.

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Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

PICONEZ, Stela C. B.; NAKASHIMA, Rosária H. R. DESIGN INTEGRADO E ARTICULAÇÃO DIALÉTICA  DAS DIMENSÕES AVALIATIVAS NA EAD. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1533.. Acesso em: 7 dez. 2024.