DESIGN EDUCACIONAL CONSTRUTIVISTA: O PAPEL DO DESIGN COMO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Marcus Neves UFPel - Universidade Federal de Pelotas Autor
  • Cláudia Centeno UCPel - Universidade Católica de Pelotas Autor
  • Fabiane Fruet UFPel - Universidade Federal de Pelotas Autor
  • Janete Otte UFPel - Universidade Federal de Pelotas Autor
  • Miguel Orth UFPel - Universidade Federal de Pelotas Autor

Palavras-chave:

Design, Design Educacional, Design Instrucional, Educação a Distância

Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem o objetivo de identificar e situar a área do design instrucional ou educacional, perpassando os seus conceitos e identificando as correntes de pensamento pedagógico que influenciaram e influenciam a área do design educacional ou design instrucional em educação a distância (EaD), compreendendo não apenas o conceito específico do design para a educação, mas também as origens e conceitos do design como um todo e as funções do profissional que executa esse trabalho. Investigou-se essa temática porque se sentiu a necessidade de melhor compreender a área do design educacional ou instrucional, uma vez que esta vem se colocando como elemento basilar para os estudos de grupos de pesquisa em EaD. A partir de uma pesquisa bibliográfica – processo de levantamento e análise do que já foi publicado sobre o tema e o problema de pesquisa escolhidos – realizamos uma análise da literatura já publicada em forma de livros, publicações e imprensa, nas obras que abrangem o design, o design educacional ou instrucional e também a EaD e as correntes pedagógicas instrucionista e construtivista. Assim, por meio de fichamento, classificações e análises, passamos a compreender o conceito de design a partir de seu planejamento e seus aspectos funcionais, formais e estruturais. Além disso, identificamos que os termos design instrucional e design educacional podem ser considerados como sinônimos, mas que, havendo influência histórica das correntes instrucionista e construtivista, optamos pelo uso do termo design educacional, por este referir menos ao instrucionismo, identificado como uma corrente ultrapassada para o design educacional em EaD.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

NEVES, Marcus; CENTENO, Cláudia; FRUET, Fabiane; OTTE, Janete; ORTH, Miguel. DESIGN EDUCACIONAL CONSTRUTIVISTA: O PAPEL DO DESIGN COMO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1532.. Acesso em: 19 set. 2024.