AVALIAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Letícia Palhares Ferreira IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso Autor

Palavras-chave:

Avaliação, Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

A presente reflexão deriva da experiência vivida e observada como coordenadora de tutoria e professora pesquisadora em cursos técnicos e superiores oferecidos a distância pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM – e de estudos bibliográficos realizados acerca do tema avaliação. Tal artigo possui como objetivos discutir as formas possíveis de avaliação no ensino a distância – EAD; compreender como as ferramentas disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem podem contribuir para que a avaliação direcione o [re]planejamento e a metodologia pedagógica e analisar como a avaliação pode ser um instrumento para mediar e incentivar a comunicação entre professores e alunos. No ensino a distância ela é a peça central no processo de ensino aprendizagem, pois o professor não conta com os recursos visuais dos alunos e, portanto, os trabalhos e atividades avaliativas balizam o planejamento pedagógico e fomentam o diálogo entre professores e alunos.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

FERREIRA, Letícia Palhares. AVALIAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1531.. Acesso em: 8 dez. 2024.