AVALIAÇÃO FORMATIVA DA APRENDIZAGEM EM FÓRUNS VIRTUAIS

Autores

  • Helio de Oliveira Unicamp - Universidade Estadual de Campinas Autor

Palavras-chave:

avaliação formativa, interatividade, fórum virtual

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo apresentar uma reflexão teórica sobre a noção de avaliação formativa (PERRENOUD, 1999) aplicada à educação a distância, articulando essa noção ao conceito de “interatividade” conforme proposto por Silva (2004, 2006, 2010). Além do aspecto teórico, o trabalho também contempla uma abordagem procedimental, na medida em que fornece um quadro avaliativo – baseado nos conceitos citados – que funciona como instrumento norteador de análises em fóruns virtuais. Os critérios elencados no quadro permitem verificar a presença ou ausência de práticas avaliativas nos fóruns, além de fornecer indicadores de interatividade nas relações entre aluno-tutor e aluno-aluno.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

OLIVEIRA, Helio de. AVALIAÇÃO FORMATIVA DA APRENDIZAGEM EM FÓRUNS VIRTUAIS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1529.. Acesso em: 7 dez. 2024.