TUTORIA E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

Autores

  • Francisnaine Priscila Martins de Oliveira UNESP - Universidade Estadual Paulista Autor
  • Claudia Maria de Lima UNESP - Universidade Estadual Paulista Autor

Palavras-chave:

Ensino Superior, Educação a Distância, Docência, Tutoria

Resumo

Este trabalho discute a docência na educação a distância problematizando a tutoria no ensino superior nessa modalidade, pautando-nos na análise dos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância e em documentos que orientam o trabalho docente nas instituições parceiras do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), bem como em alguns dados da pesquisa de doutorado que temos desenvolvido sobre os modelos de tutoria dos cursos de Pedagogia das IES parceiras da UAB e a profisssionalização do tutor virtual desses cursos. Abordamos: 1)A expansão do ensino superior e a educação a distância; 2)A tutoria e o tutor nos documentos analisados; 3) A tutoria e o tutor nos cursos de Pedagogia das IES parceiras da UAB. Finalizamos apontando a tutoria como um processo complexo de alargamento/estreitamento da docência e a necessidade de revisões das condições de trabalho, de remuneração e de vínculo institucional dos profissionais que se envolvem com a educação a distância.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

OLIVEIRA, Francisnaine Priscila Martins de; LIMA, Claudia Maria de. TUTORIA E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1526.. Acesso em: 19 set. 2024.