TUTOR É PROFESSOR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Flávio Américo Tonnetti UNTL - Universidade Nacional de Timor-Leste Autor

Palavras-chave:

professor-tutor, Educação a Distância, profissão docente, plano de carreira

Resumo

Com o advento da Educação Virtual à Distância, e a utilização das TIC, o papel do professor transformou-se. Nos modelos correntes de Ensino a Distância, nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelas universidades brasileiras privadas e públicas – no contexto da UAB – o papel do professor configura-se cindido. Isto porque as atribuições do “antigo” professor da modalidade presencial, antes concentradas na figura de um único sujeito, apresentam-se agora de modo tripartido representado nas figuras do professor-autor, responsável pela escrita do material textual de apoio ao estudante; do professor-apresentador, que grava as videoaulas assistidas pelos alunos; e, por fim, do professor-tutor, que acompanha as atividades dos alunos no ambiente virtual, fazendo as correções e dando as devolutivas. São poucos os casos em que as funções estão reunidas na figura de um mesmo sujeito, nos demais, a função de atendimento e interface junto aos alunos – feito pelo tutor – não é reconhecida como atribuição professoral.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

TONNETTI, Flávio Américo. TUTOR É PROFESSOR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1525.. Acesso em: 19 set. 2024.