CONDIÇÕES DE TRABALHO E DE VIDA NA DOCÊNCIA VIRTUAL

Autores

  • Inajara de Salles Viana Neves UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais Autor
  • Fernado Fidalgo UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais Autor

Palavras-chave:

Condições de trabalho, Educação a Distância, trabalho docente

Resumo

No bojo das novas exigências demandadas pelo processo de globalização e ou mundialização da economia, a profissão docente assim como as demais profissões se vêem obrigadas a uma adequação e incorporação de habilidades e competências no manuseio das tecnologias digitais da informação e da comunicação. No final da década de 1990 e início do século XXI no Brasil, há a expansão de oferta de cursos na modalidade a distância. E diante dessa modalidade de ensino, surge o tutor/professor virtual. Esses profissionais desenvolvem atividades docentes de diferentes modos, e em diferentes contextos. O recorte dessa pesquisa investigou profissionais tutores e docentes com vínculo empregatício em instituições privadas do ensino superior. Esse trabalho tem como objetivo analisar as condições de trabalho e vida do profissional docente do ensino superior da rede privada na EaD.

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Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

NEVES, Inajara de Salles Viana; FIDALGO, Fernado. CONDIÇÕES DE TRABALHO E DE VIDA NA DOCÊNCIA VIRTUAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1524.. Acesso em: 19 set. 2024.