A IDENTIDADE DOCENTE DO TUTOR DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Antonio Cavalcante Filho UECE - Universidade Estadual do Ceará Autor
  • Viviani Maria Barbosa Sales UECE - Universidade Estadual do Ceará Autor
  • Francione Charapa Alves UECE - Universidade Estadual do Ceará Autor

Palavras-chave:

Identidade docente, tutor, Educação a distância

Resumo

O presente texto traz uma reflexão sobre a diversidade de papéis que o professor assume na Educação a Distância, destacando a figura do tutor a distância. Tem como objetivo discutir sobre a identidade docente no exercício da tutoria em Educação a Distância. A discussão da identidade, neste trabalho, limita-se a aspectos ligados a identificação e reconhecimentos destes profissionais como ser docente. Trata-se de uma investigação teórica fundamentada nas leituras de Belloni (2006), Gonzalez (2005), Mattar (2012), Bentes (2009). Também realizamos uma pesquisa documental com base em editais de seleção de tutores a distância de três instituições públicas de Fortaleza que mantêm convênio com a Universidade Aberta do Brasil- UAB. As leituras realizadas mostram que apesar das divergências quanto ao fato do tutor ser considerado professor ou não, este profissional contribui para o desenvolvimento integrado do indivíduo em seus diferentes campos: pessoal, acadêmico, profissional. Exercer a função de tutoria de um curso a distância requer características que estão além do domínio dos conteúdos e dos meios técnicos, implicando aportes pedagógicos específicos da função docente.

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Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

FILHO, Antonio Cavalcante; SALES, Viviani Maria Barbosa; ALVES, Francione Charapa. A IDENTIDADE DOCENTE DO TUTOR DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1523.. Acesso em: 7 dez. 2024.