VIOLÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO ESTUDANTES/ MATERIAL

Autores

  • Cristina Tourinho UFBA - Universidade Federal da Bahia Autor
  • Bruno Westermann UFBA - Universidade Federal da Bahia Autor

Palavras-chave:

ensino de violão a distância, elaboração de material didático, material interativo

Resumo

As concepções para elaboração de material voltado para a aprendizagem de violão a distância no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul incitaram a elaboração de material para o curso, pensada a especificidade da formação para uso do instrumento como ferramenta em aulas de música. Nas aulas tutoriais/presenciais das disciplinas de Instrumento nem sempre o repertório privilegiado é abrangente, sendo o foco a música tradicional para violão e escrita em partitura. O professor de música que atuará na escola regular vai necessitar de outras ferramentas para poder tocar com e não somente para os seus estudantes. No decorrer do curso, textos breves e escritos em linguagem clara e direta, imagens e vídeos compuseram as Unidades de Estudo (UE). Os resultados alcançados permitiram o desenvolvimento de uma forma diferenciada de conceber o material para ensino de instrumento, sua aplicação a distância.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

TOURINHO, Cristina; WESTERMANN, Bruno. VIOLÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO ESTUDANTES/ MATERIAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1522.. Acesso em: 15 set. 2024.