TUTORIA, LINGUAGEM E DIÁLOGO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Luís Cláudio Dallier Saldanha Centro Universitário Uniseb Interativo Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, tutoria, mediação pedagógica

Resumo

Este trabalho analisa a tutoria como forma de superação da distância em ambientes virtuais de aprendizagem. Considera-se a necessidade de se responder à crítica de que a ausência física do professor e as implicações dessa não contiguidade inviabilizam a formação na educação a distância. Assim, são apresentadas as possibilidades de mediação pedagógica pela atuação do tutor nas intervenções e nos diálogos pedagógicos escritos em ferramentas digitais como o chat e o fórum. Neste sentido, destaca-se a análise da escrita desde uma perspectiva histórica, pedagógica e linguística, pontuando sua relação com as técnicas e tecnologias que lhe serviram de suporte e de manifestação. Ressaltam-se as implicações dessa escrita nas experiências de formação ou de construção do conhecimento, argumentando-se que o texto escrito é historicamente uma mídia privilegiada na relação com o conhecimento e na mediação pedagógica. São consideradas as implicações dos diálogos planejados e não planejados nos textos escritos dos chats e fóruns nos ambientes virtuais de aprendizagem, levando-se em conta as características da linguagem digital ou virtual e presente nos ambientes virtuais de aprendizagem. Para a realização deste trabalho, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica na qual se recorreu a parâmetros teóricos encontrados em autores como David Crystal (2001), Raquel Freitag (2006), Ingedore Koch (2010), Andrew Feenberg (2010) e Denise Abreu-e-Lima (2011), para uma abordagem das relações entre linguagem, novas tecnologias e ensino-aprendizagem a distância. Como resultado encontrado, sugerese que a relação intersubjetiva entre docente, tutor e aluno pode ter na escrita uma possibilidade de realização, tornando viável a mediação pedagógica nos cursos na modalidade a distância.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

SALDANHA, Luís Cláudio Dallier. TUTORIA, LINGUAGEM E DIÁLOGO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1521.. Acesso em: 7 dez. 2024.