OFICINAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ROMPENDO A VIRTUALIDADE TEÓRICA
Palavras-chave:
Projeto Pedagógico, Formação Docente, OficinasResumo
Normalmente nos cursos de formação docente não há uma priorização das práticas de ensino, o que se revela um problema no cotidiano profissional. Este estudo objetivou compreender como o compartilhamento desses saberes, por meio de três oficinas, colaborou na aproximação “teoria-prática” mais adequada. Na primeira oficina, enfatizou-se o tema jogos teatrais, como ferramenta pedagógica no ensino fundamental, da disciplina de Arte. Na oficina de Educação Física foram apresentadas abordagens atuais e as questões procedimentais, conceituais e atitudinais, durante as interações em sala e quadra. Na de Matemática, o enfoque foi para a Geometria, voltada ao atendimento de alunos em séries iniciais. O confronto entre o objetivo previsto, os comentários no correio e este relato reestruturando a experiência, resultaram numa melhor articulação “teoria-prática”, expandindo o potencial do curso, com a criação e disponibilização online do material gerado nas oficinas.