OFICINAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ROMPENDO A VIRTUALIDADE TEÓRICA

Autores

  • Jaqueline Costa Castilho Moreira UNESP - Universidade Estadual Paulista Autor

Palavras-chave:

Projeto Pedagógico, Formação Docente, Oficinas

Resumo

Normalmente nos cursos de formação docente não há uma priorização das práticas de ensino, o que se revela um problema no cotidiano profissional. Este estudo objetivou compreender como o compartilhamento desses saberes, por meio de três oficinas, colaborou na aproximação “teoria-prática” mais adequada. Na primeira oficina, enfatizou-se o tema jogos teatrais, como ferramenta pedagógica no ensino fundamental, da disciplina de Arte. Na oficina de Educação Física foram apresentadas abordagens atuais e as questões procedimentais, conceituais e atitudinais, durante as interações em sala e quadra. Na de Matemática, o enfoque foi para a Geometria, voltada ao atendimento de alunos em séries iniciais. O confronto entre o objetivo previsto, os comentários no correio e este relato reestruturando a experiência, resultaram numa melhor articulação “teoria-prática”, expandindo o potencial do curso, com a criação e disponibilização online do material gerado nas oficinas.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

MOREIRA, Jaqueline Costa Castilho. OFICINAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ROMPENDO A VIRTUALIDADE TEÓRICA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1518.. Acesso em: 7 dez. 2024.