O PAPEL DO TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Leonardo Nogueira da Silva Filho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP Autor

Palavras-chave:

EaD, tutor presencial, trabalho do tutor

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o trabalho do tutor presencial no processo educacional do aluno de educação a distância (EaD de ora em diante). Para tanto, realizaremos uma investigação tendo como metodologia a pesquisa crítica de colaboração que, por seu caráter interventivo, servirá de fio condutor ao alcance do objetivo deste projeto. Como alicerce para as discussões que faremos, nos ateremos à teoria sócio-histórica e cultural de Vygotsky e às ideias de pensadores preocupados com a educação na modalidade a distância, tanto no aspecto relacionado à tecnologia, quanto no aspecto relacionado a questões pedagógicas. O contexto de pesquisa compreende um polo da grande São Paulo, onde se agrupam tutores presenciais de diversas universidades federais e estaduais dos quais, cinco participarão dessa pesquisa. Os dados serão gerados a partir de gravações das sessões reflexivas a serem realizadas e dos instrumentos de informação usados para interação em ambiente virtual entre tutores e alunos. Estamos ainda em fase de estudo quanto aos procedimentos de análise dos dados. Esperamos como resultado da realização deste projeto, saber como pode o tutor presencial, na atuação dele, colaborar na produção de conhecimento do aluno de ensino a distância e consequentemente colaborar para o futuro da EaD no Brasil.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

FILHO, Leonardo Nogueira da Silva. O PAPEL DO TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1517.. Acesso em: 15 set. 2024.