MEDIAÇÃO PEDGÓGICA: DESAFIOS NA ORIENTAÇÃO A DISTANCIA DE PROJETOS ESCOLAR-COMUNITÁRIOS NO CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UEMANET

Autores

  • Maira Rejane Oliveira Pereira UEMA – Universidade Estadual do Maranhão Autor
  • Ilma do Socorro Santana Pinheiro UEMA – Universidade Estadual do Maranhão Autor
  • Zafira da Silva de Almeida UEMA – Universidade Estadual do Maranhão Autor

Palavras-chave:

Mediação, Pedagogia, Aprendizagem, Educação

Resumo

Este artigo apresenta as dificuldades encontradas pelos tutores a distancia na orientação dos alunos na elaboração de projeto escolar-comunitário. A pesquisa está pautada em uma metodologia construtivista e interativa que prioriza o diálogo na construção do conhecimento. Expõe-se o processo de crescimento da educação a distancia no Brasil, em seguida apresenta-se a mediação pedagógica enquanto conjunto de ações que se intervém buscando-se facilitar o processo ensino-aprendizagem. A estratégia utilizada no Curso Educação Ambiental à Distância para a elaboração de projetos mostrou-se como um caminho teórico-metodológico que possibilita a construção consistente da aprendizagem aprofundando o conhecimento dos alunos, mas que para que essa metodologia alcance de fato o objetivo proposto pressupõe-se de um público-alvo mais amadurecido. O desenvolvimento de projetos e sua aplicabilidade nas escolas e comunidades é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de ações ambientais.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

PEREIRA, Maira Rejane Oliveira; PINHEIRO, Ilma do Socorro Santana; ALMEIDA , Zafira da Silva de. MEDIAÇÃO PEDGÓGICA: DESAFIOS NA ORIENTAÇÃO A DISTANCIA DE PROJETOS ESCOLAR-COMUNITÁRIOS NO CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UEMANET. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1515.. Acesso em: 19 set. 2024.