FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: HABITAR E “ESTAR JUNTO VIRTUAL”

Autores

  • Agnaldo de Oliveira UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Autor
  • Suely Scherer UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Autor

Palavras-chave:

Formação Continuada, Educação a Distância, Tecnologias Digitais, Interação

Resumo

Neste artigo analisa-se a aprendizagem de um professor em formação, em ambiente virtual de aprendizagem, ao estudar o uso dos computadores no ensino de funções e, o papel do formador a partir das interações e suas contribuições para a aprendizagem dos professores em formação. As análises são desenvolvidas a partir dos registros escritos no ambiente virtual de aprendizagem. O referencial teórico são os estudos de Valente (2011; 2005) sobre as abordagens em EaD, e os estudos de Scherer (2005), para caracterizar os sujeitos em ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa evidenciou que no modelo de formação escolhido, o professor em formação aprendeu ao interagir e, ao assumir uma atitude de habitante, em uma abordagem do “estar junto virtual”. Também ficou evidenciada a importância de uma abordagem que privilegia a interação entre os professores em formação e destes com o formador e, que o formador deve ser habitante do espaço de formação.

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Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

OLIVEIRA, Agnaldo de; SCHERER, Suely. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: HABITAR E “ESTAR JUNTO VIRTUAL”. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1513.. Acesso em: 7 dez. 2024.