FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: HABITAR E “ESTAR JUNTO VIRTUAL”
Palavras-chave:
Formação Continuada, Educação a Distância, Tecnologias Digitais, InteraçãoResumo
Neste artigo analisa-se a aprendizagem de um professor em formação, em ambiente virtual de aprendizagem, ao estudar o uso dos computadores no ensino de funções e, o papel do formador a partir das interações e suas contribuições para a aprendizagem dos professores em formação. As análises são desenvolvidas a partir dos registros escritos no ambiente virtual de aprendizagem. O referencial teórico são os estudos de Valente (2011; 2005) sobre as abordagens em EaD, e os estudos de Scherer (2005), para caracterizar os sujeitos em ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa evidenciou que no modelo de formação escolhido, o professor em formação aprendeu ao interagir e, ao assumir uma atitude de habitante, em uma abordagem do “estar junto virtual”. Também ficou evidenciada a importância de uma abordagem que privilegia a interação entre os professores em formação e destes com o formador e, que o formador deve ser habitante do espaço de formação.