EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TRABALHO DIDÁTICO E PRÁTICAS NA TUTORIA

Autores

  • Dayse M. Hora UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Autor
  • Rosilene Ramos Gonçalves Professora da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro Autor
  • Selma Libania dos Santos UniverCidade - Centro Universitário da Cidade Autor

Palavras-chave:

Educação a distância, Tutoria, trabalho didático

Resumo

O texto traz resultados da pesquisa “Educação a Distância e trabalho didático: um estudo de práticas no Estado do Rio de Janeiro” desenvolvida na UNIRIO (apoio FAPERJ). Realizamos um recorte para discutir as práticas dos tutores presenciais com objetivo de refletir sobre o trabalho didático a partir de suas práticas no Curso de Pedagogia. A base metodológica foi a pesquisa bibliográfica e documental, aliada à coleta de dados com os tutores presenciais em dois momentos: o questionário e as entrevistas com os tutores presenciais. Serviram de categorias de análise os três elementos da organização do trabalho didático – a relação, a mediação e o espaço – utilizados por Alves (2002). Consideramos o quanto a denominação tutor não corresponde às atribuições que os tutores presenciais desempenham. Ao descreverem como organizam uma tutoria presencial, falam de seleção e organização de objetivos e conteúdos, materiais, bibliografias, enumerando o trabalho didático de qualquer professor.

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Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

HORA, Dayse M.; GONÇALVES, Rosilene Ramos; SANTOS, Selma Libania dos. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TRABALHO DIDÁTICO E PRÁTICAS NA TUTORIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1511.. Acesso em: 19 set. 2024.