DIDATICIDADE NA/DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA VIRTUAL

Autores

  • Ramony Oliveira IFNMG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS Autor

Palavras-chave:

Didaticidade, Ensino de língua materna, Educação a distância

Resumo

O objetivo principal dessa pesquisa foi identificar como se dá a interação na/da sala de aula virtual, mais especificamente nos fóruns de aprendizagem, do curso Letras Português, na modalidade a distância, nos cursos oferecidos pela UAB/Unimontes. A pesquisa teve cunho qualitativo e coletou-se dados nos fóruns das disciplinas Fonética e Fonologia e Aquisição da Leitura e da Escrita. Os resultados preliminares apontam para uma didaticidade pautada por estratégias discursivas e interacionais. Conclui-se que a didaticidade da/interação nas salas de aulas virtuais em estudo são construídas através de paráfrase, autocorreção, heterocorreção, reformulação reelaboração, cópia, síntese, aprofundamento. Por outro lado, as estratégias interacionais concorrem para o gerenciamento da interação e se atualizam pelas interações de elogio, motivação, entre outras.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

OLIVEIRA, Ramony. DIDATICIDADE NA/DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA VIRTUAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1510.. Acesso em: 19 set. 2024.