O TUTOR NA EAD: QUEM É ESSE SUJEITO?

Autores

  • Hercules Guimarães Honorato Escola Naval Autor

Palavras-chave:

Educação a distância, Tutor, Tecnologias Digitais de Informação e Conhecimento

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal analisar a importância do tutor na Educação a Distância (EaD) por intermédio dos múltiplos olhares dos alunos cursistas, professores de português da rede estadual de educação, sujeitos do estudo, em formação continuada e realizando curso de extensão em Língua Portuguesa a distância. Para melhor compreendermos os aspectos relacionados a esta nova atribuição docente, foi realizada uma pesquisa qualitativa, inicialmente de cunho bibliográfico exploratório apresentando os principais conceitos e teorias pertinentes a este campo profissional, contando ainda com a apresentação dos resultados finais de um levantamento, via survey online, com os referidos cursistas, visando conhecer que valores e olhares eles atribuem aos tutores nesta modalidade. Tanto na educação presencial quanto na distância, o professor atual deixou simplesmente de ser transmissor e detentor do conhecimento e foco principal da educação tradicional, passando a ser e atuar como um elemento incentivador de descobertas e auxiliar no processo de aprendizagem do aluno, este sim um elemento ativo e participativo e foco principal do processo pedagógico. Os resultados apontaram para o importante papel desenvolvido pelo professor-tutor, em especial e segundo os olhares dos cursistas, que conseguem realizar com êxito suas tarefas estipuladas e ainda são motivados por esse professor a permanecerem no curso.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

HONORATO , Hercules Guimarães. O TUTOR NA EAD: QUEM É ESSE SUJEITO?. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1504.. Acesso em: 7 dez. 2024.