ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: IMPLICAÇÕES DA POLIDOCÊNCIA
Palavras-chave:
Educação a Distância, Polidocência, Trabalho DocenteResumo
A Educação a Distância (EaD) tem ganhado destaque nas últimas décadas, seja pelo seu crescimento vertiginoso, ou mesmo pela incorporação cada vez maior das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Assim, diversas questões de pesquisa têm eclodido concomitantemente ao crescimento dessa modalidade, sendo que, embora vários estudos tenham contribuído para as discussões da área, muito ainda tem de ser investigado, principalmente no tocante à organização do trabalho docente que, diferentemente do ensino presencial, não compete a apenas um, mas vários profissionais que devem atuar em consonância para garantir o processo de ensino-aprendizagem. Este resumo expandido traz, portanto, um primeiro momento da pesquisa de mestrado do autor, que busca compreender e analisar possíveis implicadores promovidos pela forma como se organiza o trabalho docente na EaD, sob a perspectiva da polidocência. Dentre os objetivos específicos da investigação, encontram-se: identificar e caracterizar as propostas de EaD adotadas nas instituições a serem pesquisadas; discriminar a organização técnica do trabalho docente; averiguar as relações de trabalho entre os docentes; investigar as relações de saberes e conhecimentos entre os docentes; analisar a percepção dos profissionais sobre os implicadores promovidos pela organização do seu trabalho na EaD. No que tange aos procedimentos metodológicos, pretende-se, em suma: coletar dados, por meio de um questionário virtual, dos docentes que atuam ou já atuaram em cursos superiores oferecidos por meio do programa Universidade Aberta do Brasil nas instituições investigadas; fazer uma análise documental buscando identificar e caracterizar as propostas de EaD das instituições pesquisadas; efetuar entrevistas com alguns dos profissionais com vistas a analisar a percepção destes em relação ao seu próprio trabalho; realizar visitas in loco para observar o ambiente de trabalho e assim complementar os dados coletados; executar um estudo bibliométrico a respeito da produção científica na área. A respeito dos resultados alcançados em um primeiro momento de leituras e elaboração do projeto de pesquisa, pôde-se vislumbrar a complexidade envolvida no trabalho docente exercido na modalidade a distância, sendo possível delimitar algumas possíveis implicações promovidas pela forma como se organiza esse trabalho.