OS OBSTÁCULOS E AVANÇOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Educação a Distância, Experiências, DificuldadesResumo
Com acesso as redes de comunicação e informação, podemos reduzir espaços e distâncias, o que acontece nos centros de ensino em a educação a distância, com a utilização de incontáveis recursos didáticos e tecnológicos, dos quais se da ênfase a Internet, está propiciando o acesso ao ensino de milhões de pessoas, antes excluídas do processo educacional. O artigo expõe as dificuldades vivenciadas por alunos da Educação a Distância do curso de Letras-Espanhol da Universidade Federal de Alagoas-Ufal, assim como, as pretensões de um aluno do curso de graduação EaD. Nesse percurso o artigo busca em seu objetivo sendo um relato maciço que os discentes vivenciam esta experiência, nesse novo formato, possibilita a esse conseguir enxergar o processo de aprendizagem de modo mais pleno e efetivo. Uma vez que, nesse processo o aluno não é autodidata, mas é levado a desenvolver um processo autônomo de produção de conhecimento. Busca também identificar e analisar o perfil e os fatores intervenientes no processo de aprendizagem na EaD o estudo foi baseado na análise bibliográfica e como esses conteúdos são abordados no curso de Letras-Espanhol em EaD. Concluiu-se que as dificuldades e limitações em um curso EaD são de natureza política, social, financeira e humana; e que diante destas, as soluções predominantemente técnicas não são suficientes. Logo, os agravantes que são problemas da educação não se resolvem, apenas, com o uso da tecnologia, por mais avançada e eficiente que seja. Desta maneira busca-se por meio deste artigo evidenciar os pontos de dificuldades, em um curso que em suas primeira turmas busca o sucesso em EaD.