A PESQUISA SOBRE DIDÁTICA NOS CURSOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TENDÊNCIAS E LACUNAS

Autores

  • Nanci Neves Cardim UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor
  • Dominique Maciel UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor
  • Sonia Regina Mendes UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor

Palavras-chave:

Didática, Educação a Distância

Resumo

O trabalho observa a didática como “teoria do ensino e aprendizagem em todas as situações e todos os contextos possíveis” nos cursos de educação a distância (EAD). Com breve análise acerca das pesquisas nas questões pedagógicas em cursos superiores de formação de professores na modalidade EAD, questiona-se: Até onde a didática tem sido alvo de pesquisas na EAD? Foi verificado o banco de teses e dissertações da CAPES. Em 100 trabalhos com a palavra-chave EAD, uns 20 se referem sobre o tema, porém disponíveis só em resumos. A solução para acessar as dissertações inteiras foi pesquisar nos bancos de dados das universidades. Após a seleção de 4 dissertações realizamos o exercício comparativo, e análise dos pressupostos estabelecidos por Moore: a distância transacional nas suas concepções constitutivas, diálogo, estrutura e autonomia. Os resultados, longe de servir de parâmetro, sinaliza a necessidade de mais pesquisas, e da importância da didática para a construção dos cursos na modalidade EAD.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

CARDIM, Nanci Neves; MACIEL, Dominique; MENDES, Sonia Regina. A PESQUISA SOBRE DIDÁTICA NOS CURSOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TENDÊNCIAS E LACUNAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1498.. Acesso em: 19 set. 2024.