TUTORIA A DISTÂNCIA: SABERES E PRÁTICAS NECESSÁRIAS PARA A MEDIAÇÃO E ENSINO COLABORATIVO ON LINE

Autores

  • Elissandra Silva Santos UFS - Universidade Federal de Sergipe Autor
  • Henrique Nou Schneider UFS - Universidade Federal de Sergipe Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino Colaborativo, Tutoria a distância

Resumo

Este texto traz algumas reflexões a partir de uma pesquisa em andamento que tem por objeto a prática da tutoria a distância numa instituição de ensino superior. A partir de uma pesquisa qualitativa de caráter analítico que tem a experiência e reflexão dos autores como base de análise, são feitas reflexões teórico-metodológicas sobre as práticas de tutoria. O objetivo é propor a mediação e aprendizagem dialógica e colaborativa como competências pedagógicas para o ensino on-line, fundamentando-seteoricamente nos conceitos clássicos da educação de Aprendizagem Cognitiva de Piaget e Vygotsky e Aprendizagem Dialógica de Paulo Freire.Como resultado, pretende-se avaliar o papel da tutoria na educação a distância e reforçar a importância da formação adequada para que seja efetivado de forma colaborativa o ensino e a aprendizagem na educação a distância

Downloads

Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

SANTOS, Elissandra Silva; SCHNEIDER, Henrique Nou. TUTORIA A DISTÂNCIA: SABERES E PRÁTICAS NECESSÁRIAS PARA A MEDIAÇÃO E ENSINO COLABORATIVO ON LINE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1496.. Acesso em: 15 set. 2024.