PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES ONLINE

Autores

  • Elmara Pereira de Souza UFBA - Universidade Federal da Bahia Autor
  • Eduardo David de Oliveira UFBA - Universidade Federal da Bahia Autor

Palavras-chave:

Educação online, Construção do conhecimento, Formação de docentes online, Ambiente virtual de aprendizagem

Resumo

O estudo tem como objetivo cartografar a produção de subjetividade em ambiente virtual de aprendizagem. A principal pergunta que norteia a investigação é: a partir de uma experimentação para criar condições de possibilidade de formação de docentes online, que subjetividades são produzidas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e como se processam? Os fundamentos dessa investigação encontram-se nos pressupostos teóricos de Deleuze e Guattari, em especial, nos conceitos de agenciamento, acontecimento, linha de fuga e subjetividade e de Mikhail Bakhtin no que se refere ao dialogismo. Aexperimentação teve a proposta de criar condições de possibilidade para a formação de professores de curso online, buscando encontrar linhas de fuga no processo de formação, a partir de espaços abertos de produção de subjetividades.Os resultados evidenciam que, no AVA são produzidas subjetividades autorreferentes, singulares, assim como subjetividades massificadoras, homogeneizadoras.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

SOUZA, Elmara Pereira de; OLIVEIRA, Eduardo David de. PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES ONLINE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1494.. Acesso em: 8 dez. 2024.