PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES ONLINE
Palavras-chave:
Educação online, Construção do conhecimento, Formação de docentes online, Ambiente virtual de aprendizagemResumo
O estudo tem como objetivo cartografar a produção de subjetividade em ambiente virtual de aprendizagem. A principal pergunta que norteia a investigação é: a partir de uma experimentação para criar condições de possibilidade de formação de docentes online, que subjetividades são produzidas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e como se processam? Os fundamentos dessa investigação encontram-se nos pressupostos teóricos de Deleuze e Guattari, em especial, nos conceitos de agenciamento, acontecimento, linha de fuga e subjetividade e de Mikhail Bakhtin no que se refere ao dialogismo. Aexperimentação teve a proposta de criar condições de possibilidade para a formação de professores de curso online, buscando encontrar linhas de fuga no processo de formação, a partir de espaços abertos de produção de subjetividades.Os resultados evidenciam que, no AVA são produzidas subjetividades autorreferentes, singulares, assim como subjetividades massificadoras, homogeneizadoras.