O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UAB-UFSCAR SOB A ÓTICA DE SEUS PARTICIPANTES

Autores

  • Maria Betanea Platzer Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Márcia Regina Onofre Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Carlos Eduardo Candido Pereira Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Maria Iolanda Monteiro Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Aline Sommerhalder Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Fabiana Marini Braga Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor

Palavras-chave:

PIBID, EaD, parceria universidade-escola, formação inicial e continuada

Resumo

O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de licenciatura em pedagogia a distância da UFSCar, teve início em maio de 2011. A sua proposta é a de desenvolver ações para a troca de experiências e aprendizagem de todos os participantes. O PIBID visa a melhoria da formação dos alunos, futuros professores, por meio do contato deles na colaboração de atividades com os docentes nas escolas, estabelecendo parcerias entre a rede escolar e a universidade. Desde o início do programa estão envolvidos: 1 coordenador de sub-área, 14 bolsistas (8 bolsistas do polo de apoio presencial de Jales e 6 bolsistas do polo de São José dos Campos), 2 professoras supervisoras das mesmas localidades indicadas e 7 professores orientadores (docentes do curso de pedagogia da UAB-UFSCar). Com o objetivo principal de apoiar os professores em formação da modalidade a distância no processo de construção e reconstrução de conhecimentos para um ensino bem sucedido estabeleceu-se parceria entre os docentes da escola pública e os docentes da universidade. Optou-se por iniciar uma conversa de forma compartilhada partindo do levantamento de “sonhos” de todos os participantes. O processo de formação profissional ocorre a partir do uso de tecnologias educacionais (ambiente virtual de aprendizagem, materiais audiovisuais e webconferências) e de intervenções diretas, realizadas no próprio cotidiano das escolas parceiras e grupos de estudos com periodicidade quinzenal. Os resultados obtidos ao longo desse processo sob o olhar dos diferentes envolvidos revelam: estabelecimento da parceria entre universidade e rede de ensino de maneira positiva; reflexão e compreensão da teoria e da prática por todos os envolvidos; formação continuada das professoras das escolas e dos professores da universidade; aprendizagem compartilhada em sala de aula; melhoria do rendimento escolar dos alunos nas salas em que os bolsistas realizaram as atividades; melhoria na formação inicial dos alunos bolsistas.

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Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

PLATZER, Maria Betanea; ONOFRE, Márcia Regina; PEREIRA, Carlos Eduardo Candido; MONTEIRO, Maria Iolanda; SOMMERHALDER, Aline; BRAGA, Fabiana Marini. O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UAB-UFSCAR SOB A ÓTICA DE SEUS PARTICIPANTES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1492.. Acesso em: 15 set. 2024.