O DIÁRIO REFLEXIVO NO ESTÁGIO DA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: ASPECTOS FORMATIVOS PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO
Palavras-chave:
Formação de Professores, Diário Reflexivo, Aprendizagem da docênciaResumo
Investigamos de que maneira o Diário Reflexivo pode se configurar como uma ferramenta formativa, para alunos de um curso de Pedagogia a Distância que são professores atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Analisamos registros feitos na ferramenta Diário por quatro alunas-professoras. Tendo como referência estudos sobre a formação de professores (Mizukami, Ramos) e sobre utilização de narrativas (Cunha), os dados foram descritos e analisados partindo de temas como: a conexão entre as vivências no estágio e as vivências enquanto professora; a interação entre a estagiária e a professora que recebe os estudantes; dificuldades do estágio e as reflexões conectadas com a teoria. Concluímos que o diário reflexivo se configura como um espaço pessoal, onde as alunas-professoras, ao teorizarem sobre suas experiências no estágio, puderam, também, refletir a própria prática e resignificar a profissão.