O DIÁRIO REFLEXIVO NO ESTÁGIO DA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: ASPECTOS FORMATIVOS PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO

Autores

  • Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Adriana Helena Bueno Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Ana Lucia Masson Lopes Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Dirce Semensato Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Elisa Gomes Magalhães Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor

Palavras-chave:

Formação de Professores, Diário Reflexivo, Aprendizagem da docência

Resumo

Investigamos de que maneira o Diário Reflexivo pode se configurar como uma ferramenta formativa, para alunos de um curso de Pedagogia a Distância que são professores atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Analisamos registros feitos na ferramenta Diário por quatro alunas-professoras. Tendo como referência estudos sobre a formação de professores (Mizukami, Ramos) e sobre utilização de narrativas (Cunha), os dados foram descritos e analisados partindo de temas como: a conexão entre as vivências no estágio e as vivências enquanto professora; a interação entre a estagiária e a professora que recebe os estudantes; dificuldades do estágio e as reflexões conectadas com a teoria. Concluímos que o diário reflexivo se configura como um espaço pessoal, onde as alunas-professoras, ao teorizarem sobre suas experiências no estágio, puderam, também, refletir a própria prática e resignificar a profissão.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

SOUZA, Ana Paula Gestoso de; BUENO, Adriana Helena; LOPES, Ana Lucia Masson; SEMENSATO, Dirce; MAGALHÃES, Elisa Gomes; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. O DIÁRIO REFLEXIVO NO ESTÁGIO DA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: ASPECTOS FORMATIVOS PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1491.. Acesso em: 7 dez. 2024.