INTERAÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E ESCOLAS – PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES ONLINE

Autores

  • Luciana C. Cardoso Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Aline M. R. de M. Reali Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor

Palavras-chave:

formação de professores, comunidades virtuais, trabalho colaborativo

Resumo

Apresentam-se dados iniciais de uma pesquisa-intervenção em desenvolvimento, vinculada ao “Portal dos Professores” da UFSCar. Por meio de um ambiente de formação online, envolvendo formadores da universidade, professoras experientes de escolas (mentoras) e estudantes de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância, pretende-se construir um espaço híbrido de aprendizagem profissional da docência. A pesquisa se pauta no trabalho colaborativo, de parceria e planejamento de aprendizagens mútuas tendo em vista a superação de dilemas concretos (COLE & KNOWLES, 1993). Os instrumentos de coletas de dados serão as narrativas escritas e as atividades desenvolvidas pelos participantes. Dados iniciais indicam as expectativas dos participantes em relação ao projeto e a possibilidade de essa iniciativa indicar um novo caminho para a formação de professores, evidenciando as contribuições e os limites de um programa de formação online que considera interlocução de professores em diferentes fases da carreira.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

CARDOSO, Luciana C.; REALI, Aline M. R. de M. INTERAÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E ESCOLAS – PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES ONLINE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1489.. Acesso em: 19 set. 2024.