FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PELA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS.

Autores

  • Taitiâny Kárita Bonzanini USP - Universidade de São Paulo Autor
  • Reinaldo Chaves Teixeira USP - Universidade de São Paulo Autor
  • Katherine D. Batagin Piotto USP - Universidade de São Paulo Autor
  • Vanessa Minuzzi Bidinoto USP - Universidade de São Paulo Autor
  • Helen Penha USP - Universidade de São Paulo Autor

Palavras-chave:

Formação de professores, educação a distância, docência na educação a distância, saberes docentes

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada em um curso semipresencial de Licenciatura, oferecido por um das Universidades públicas do Estado de São Paulo, Brasil. Através de uma abordagem qualitativa foram analisadas as atividades propostas no curso, bem como a condução das disciplinas pelos professores e tutores a partir de referenciais sobre formação de professores e educação à distância. As análises indicaram uma ênfase no trabalho com conteúdos específicos, com pouco espaço para discussão sobre as formas de ensiná-lo. As tecnologias são utilizadas como simples ferramentas midiáticas, sem uma discussão do uso pedagógico das mesmas. Considera-se imprescindível promover uma mudança de postura por parte do corpo docente, inserindo discussões sobre o como ensinar os conteúdos, assim como substituir a visão tradicional de avaliação, baseada no método conteudista, que desvaloriza as formas de ensinar.

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Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

BONZANINI, Taitiâny Kárita; TEIXEIRA, Reinaldo Chaves; PIOTTO, Katherine D. Batagin; BIDINOTO, Vanessa Minuzzi; PENHA, Helen. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PELA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1487.. Acesso em: 15 set. 2024.