FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA – QUE FORMAÇÃO É ESSA?

Autores

  • Maria das Graças Figueredo da Silva Rezende Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Merilin Baldan Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor

Palavras-chave:

formação de professores, educação a distância, competências e habilidades, compromisso político

Resumo

O trabalho é de natureza teórica, configurado como uma revisão bibliográfica, realizado a partir do portal SCIELO. O tema do trabalho é a respeito da formação inicial de professores, na modalidade a distância, tendo como questão de pesquisa: “Quais as intencionalidades e resultados da formação inicial de professores a distância”. O objetivo geral foi de compreender de que maneira a formação inicial de professores, em especial, de pedagogos ocorre nesta modalidade de ensino; além de considerar como objetivos específicos a análise das competências técnicas presentes na modalidade a distância, bem como, compreender se a formação a distância garantia o compromisso político do professor/pedagogo. Desse modo, constatamos que a formação inicial a distância, no Brasil, apesar de muitas tensões, permite que uma formação que habilita o professor/pedagogo a adquiri competência técnica e o compromisso político.

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Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

REZENDE, Maria das Graças Figueredo da Silva; BALDAN, Merilin. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA – QUE FORMAÇÃO É ESSA?. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1486.. Acesso em: 15 set. 2024.