ESTÁGIO SUPERVISIONADO: QUESTÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD

Autores

  • Gianine Maria de Souza Pierro UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor
  • Márcia Cristina Alves dos Santos UFF - Universidade Federal Fluminense Autor
  • Rosalva Drummond UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor

Palavras-chave:

formação de professores em modalidade EaD, estágio supervisionado como campo de conhecimento, estágio supervisionado e práticas de intervenção reflexão, saberes profissionais

Resumo

Neste trabalho temos como foco o debate quanto à formação docente na modalidade do ensino a distancia, as questões e os desafios que provocam. Trazemos para reflexão a experiência das práticas que acontecem no curso de Licenciatura em Pedagogia semi-presencial da Unirio, vinculado ao consórcio Cederj no estado do Rio de Janeiro, especificamente no Estágio Supervisionado 1 em Educação Infantil. Nosso objetivo é compreender o estágio supervisionado como um campo de construção de conhecimento e portanto as dimensões teórico metodológicas que esta escolha considera e também investigar as possibilidades que a formação docente assume quando é pensada nesta perspectiva. Acreditamos contribuir para o campo da formação de professores, especificamente nas práticas de estágio supervisionado, na medida em que cenários, saberes, conceitos e metodologias de formação estão em cena considerando a relevância da universidade como lócus de formação articulado aos espaços dos pólos, das escolas e creches. Outra dimensão significativa deste trabalho destaca a produção de conhecimentos que o estágio supervisionado pode trazer para a formação de professores.

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Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

PIERRO, Gianine Maria de Souza; SANTOS, Márcia Cristina Alves dos; DRUMMOND, Rosalva. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: QUESTÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1455.. Acesso em: 15 set. 2024.