ELEMENTOS FORMADORES NA DOCÊNCIA DO TUTOR A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SEMIPRESENCIAL

Autores

  • Naiola Paiva de Miranda UFC - Universidade Federal do Ceará Autor
  • Lucas Melgaço da Silva UFC - Universidade Federal do Ceará Autor
  • Nicolino Trompieri Filho UFC - Universidade Federal do Ceará Autor

Palavras-chave:

Educação Semipresencial, Saberes, Tutor

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir os elementos formadores na docência do tutor a distância, especificamente refletir sobre a identidade, história de vida e prática docente em um contexto bibliográfico, conhecer os saberes necessários para uma atuação eficaz, assim como avaliar esses saberes na voz dos atores pesquisados. Considerando o tutor como um professor atuante na educação semipresencial, avaliou-se os saberes atitudinais, conceituais e procedimentais, estes pesaram diferentemente na composição da nota da escala de avaliação. Sendo objeto para análise com maior profundidade a dimensão procedimental, a que menor contribuiu na composição da nota. O saber procedimental se constitui dos saberes didáticos que engloba a atividade em como saber fazer, a fim de que os resultados alcançados possam ser refletidos na aprendizagem do aluno na educação semipresencial.

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Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

MIRANDA, Naiola Paiva de; SILVA, Lucas Melgaço da; FILHO, Nicolino Trompieri. ELEMENTOS FORMADORES NA DOCÊNCIA DO TUTOR A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SEMIPRESENCIAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1454.. Acesso em: 15 set. 2024.