COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS: O “OLHAR” DO TUTOR PRESENCIAL DO SISTEMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

Autores

  • Stelamary Aparecida Despincieri Lahan UNESP - Universidade Estadual Paulista Autor
  • Rosimeire dos Santos UNESP - Universidade Estadual Paulista Autor
  • Leandro Osni Zaniolo UNESP - Universidade Estadual Paulista Autor

Palavras-chave:

Tutoria, Competência Pedagógica, Educação a Distância

Resumo

O presente artigo objetiva verificar o “olhar” do tutor presencial no que se refere às competências pedagógicas exigidas para o exercício da função pelo Sistema da Universidade Aberta do Brasil. Para este estudo utilizou-se da metodologia qualitativa e quantitativa analisando os seguintes aspectos: descrição do papel do tutor no seu sentido mais amplo; a importância do seu papel; as diversas competências necessárias para a prática; análise dos documentos institucionais utilizados para treinamento e capacitação e a visão dos tutores sobre a dimensão pedagógica. Para levantamento da importância que os tutores delegam para a competência pedagógica aplicou-se um questionário on-line pela ferramenta Google Doc’s. Após a análise dos dados foi possível observar que as competências pedagógicas propostas são de essencial relevância na ação dos tutores, porém podemos inferir que conhecer qual a relevância dada pelo tutor a essas competências amplia o conhecimento sobre a prática da tutoria e pode auxiliar os processos de formação do tutor.

Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

LAHAN, Stelamary Aparecida Despincieri; SANTOS, Rosimeire dos; ZANIOLO, Leandro Osni. COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS: O “OLHAR” DO TUTOR PRESENCIAL DO SISTEMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1422.. Acesso em: 15 set. 2024.