AS ABORDAGENS TEÓRICAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA EM CURSO ON-LINE
Palavras-chave:
Ensino a Distância, abordagens teóricas, Processo ensino-aprendizagem, Ambiente on-line, Ferramentas interativasResumo
O objetivo desse trabalho é descrever as diferentes abordagens teóricas que orientam as ações de um curso oferecido na modalidade on-line. Partimos da hipótese de que as abordagens teóricas orientam as ações no curso, permeando todo o processo ensinoaprendizagem. Adotamos a pesquisa qualitativa de natureza exploratória, sendo que o ponto de partida teórico desse estudo assimila uma concepção de ensino baseada em metodologias de ensino adequadas para essa modalidade e na interação entre: o professor, o aluno, o conteúdo e as ferramentas digitais. Assim, procuramos visibilizar teorias e algumas concepções que permeiam o contexto do Ensino na modalidade a Distância como: Empirismo, Inatismo, Dialética. Percebemos que as insuficientes produções científicas em Educação on-line pouco têm contribuído para o desenvolvimento de teorias nessa modalidade