AS ABORDAGENS TEÓRICAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA EM CURSO ON-LINE

Autores

  • Eliamar Godoi UFU - Universidade Federal de Uberlândia Autor

Palavras-chave:

Ensino a Distância, abordagens teóricas, Processo ensino-aprendizagem, Ambiente on-line, Ferramentas interativas

Resumo

O objetivo desse trabalho é descrever as diferentes abordagens teóricas que orientam as ações de um curso oferecido na modalidade on-line. Partimos da hipótese de que as abordagens teóricas orientam as ações no curso, permeando todo o processo ensinoaprendizagem. Adotamos a pesquisa qualitativa de natureza exploratória, sendo que o ponto de partida teórico desse estudo assimila uma concepção de ensino baseada em metodologias de ensino adequadas para essa modalidade e na interação entre: o professor, o aluno, o conteúdo e as ferramentas digitais. Assim, procuramos visibilizar teorias e algumas concepções que permeiam o contexto do Ensino na modalidade a Distância como: Empirismo, Inatismo, Dialética. Percebemos que as insuficientes produções científicas em Educação on-line pouco têm contribuído para o desenvolvimento de teorias nessa modalidade

Downloads

Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

GODOI, Eliamar. AS ABORDAGENS TEÓRICAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA EM CURSO ON-LINE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1421.. Acesso em: 15 set. 2024.