ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO PERFIL DO TUTOR E SUA FORMAÇÃO:  UMA EXPERIÊNCIA DO CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDES (CIAR-UFG).

Autores

  • Limerce Ferreira Lopes IFG - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano Autor

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Professor Tutor, Formação de Professores

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade retomar um breve histórico da formação de professores em Educação a Distância (EaD) bem como sua importância para a condução das práticas metodológicas durante o processo de ensino-aprendizagem. Como trata-se de um estudo de caso, será apresentado uma experiência de formação de tutores realizada no Centro Integrado de Aprendizagem em Redes (CIAR), a fim de realizar uma análise documental do perfil do tutor e sua formação nessa Instituição. A pesquisa realizada é eminentemente qualitativa e bibliográfica. Iniciaremos com algumas discussões apresentando um breve histórico das diretrizes teóricas do Ensino a Distância (EaD) no Brasil, a importância do tutor-orientador nesse processo, bem como a importância de sua formação para realizar as práticas pedagógicas que lhe competem.

Downloads

Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

LOPES, Limerce Ferreira. ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO PERFIL DO TUTOR E SUA FORMAÇÃO:  UMA EXPERIÊNCIA DO CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDES (CIAR-UFG). Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1420.. Acesso em: 19 set. 2024.