A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES NA DOCÊNCIA

Autores

  • Luciane Penteado Chaquime Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor

Palavras-chave:

Docência virtual, Educação a Distância, Formação de professores

Resumo

O aprimoramento tecnológico nas áreas da informação e comunicação, característico da atual fase capitalista, gera mudanças na sociedade e, também, na educação, pois observa-se o crescimento da Educação a Distância (EaD) como modalidade de ensinoaprendizagem. As especificidades dessa modalidade exigem um novo perfil profissional docente, com saberes técnicos e pedagógicos diferenciados. Contudo, muitos desses saberes não fazem parte da formação inicial dos docentes, mas são construídos ao longo da prática pedagógica na EaD. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar as transformações que ocorrem na docência a partir da prática pedagógica cotidiana na EaD. A investigação desenvolve-se em quatro fases: estudo de bibliografia para a constituição de um mapa-conceitual; coleta de dados; sistematização dos dados coletados e análise com triangulação quali-quantitativa e divulgação dos resultados. Atualmente, a pesquisa encontra-se em sua fase inicial.

Downloads

Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

CHAQUIME, Luciane Penteado; MILL, Daniel. A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES NA DOCÊNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1418.. Acesso em: 15 set. 2024.