A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: ALGUMAS REFLEXÕES
Palavras-chave:
Formação de professores, Pedagogia, Educação a DistânciaResumo
As discussões acerca da formação de professores para atuar na educação básica se acentuaram na década de 90 em função da promulgação da LDB nº 9394/96. A partir desse período tem se refletido o contexto social, legal e político que envolve essa mudança, com o fim de se construir diretrizes para formação dos professores. Essas mudanças são traduzidas em resoluções e regimentos que nem sempre atendem às expectativas dos educadores e da sociedade em geral. Assim, esse trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professores em formação de um curso de pedagogia a distância e tem como objetivo analisar os princípios necessários que fundamentam a formação desses professores, tanto a distância como presencial, partindo do histórico do curso e das discussões que alentaram as diretrizes do curso de Pedagogia instituídas pela Resolução CNE / CP nº 01 de 15 de maio de 2006. Com vistas a conhecer um pouco mais esse contexto, sem a pretensão de esgotá-lo, essa reflexão centra-se na docência e em aspectos como os saberes do professor, a articulação teoria e prática, a pesquisa e a formação reflexiva do professor. Aborda ainda, a formação do pedagogo na modalidade presencial e na modalidade a distância, apresentando uma breve reflexão sobre aspectos a serem observados na formação desse profissional a distância. Os cursos de Pedagogia ofertado na modalidade à distância, absorvem aspectos semelhantes aos cursos ofertados na modalidade presencial. Porém, a formação do professor a distância exige outros cuidados e reflexões, como a familiarização e o domínio da tecnologia; atenção especial às atividades que evolvem práticas como os estágios; envolvimento da figura do tutor; a comunicação mediada pelas tecnologias; a mudança dos papéis do professor e do aluno; a construção da autonomia do aluno, entre outros aspectos.