A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES NA EAD: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO MUSICAL
Palavras-chave:
Saberes Docentes, Formação de Professores, Docência Virtual, Educação Musical, EaDResumo
Esta pesquisa tem como foco as particularidades dos saberes docentes de professores de Educação Musical na EaD, bem como suas adaptações para ensinar virtualmente. Os objetivos específicos são: (1) Caracterizar o perfil do docente virtual de um curso de Licenciatura em Educação Musical a distância; (2) Identificar como acontece a aprendizagem da docência na EaD; (3) Apontar possíveis adequações e inovações metodológicas do docente virtual; e (4) Descrever a percepção do docente virtual de como ocorre o ensino de música na EaD. A pesquisa é qualitativa. Os procedimentos metodológicos foram: a) Aplicação de questionários; b) Entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico utilizado contempla EaD (Moore, Belloni, Mill, Kearsley, etc.), formação de professores (Shulman, Tardif, Perrenoud, Mizukami etc.) e produções recentes de EaD para Educação Musical (Krüger, Gohn, Carvalho, etc.).