A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES NA EAD: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores

  • André Garcia Corrêa Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Daniel Mill Professor da Universidade Federal de Minas Gerais Autor

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Formação de Professores, Docência Virtual, Educação Musical, EaD

Resumo

Esta pesquisa tem como foco as particularidades dos saberes docentes de professores de Educação Musical na EaD, bem como suas adaptações para ensinar virtualmente. Os objetivos específicos são: (1) Caracterizar o perfil do docente virtual de um curso de Licenciatura em Educação Musical a distância; (2) Identificar como acontece a aprendizagem da docência na EaD; (3) Apontar possíveis adequações e inovações metodológicas do docente virtual; e (4) Descrever a percepção do docente virtual de como ocorre o ensino de música na EaD. A pesquisa é qualitativa. Os procedimentos metodológicos foram: a) Aplicação de questionários; b) Entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico utilizado contempla EaD (Moore, Belloni, Mill, Kearsley, etc.), formação de professores (Shulman, Tardif, Perrenoud, Mizukami etc.) e produções recentes de EaD para Educação Musical (Krüger, Gohn, Carvalho, etc.).

Downloads

Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 2. Docência na educação a distância

Como Citar

CORRÊA, André Garcia; MILL, Daniel. A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES NA EAD: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO MUSICAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1415.. Acesso em: 7 dez. 2024.