AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: BASES DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA E EMANCIPADA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO EM IES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Marco Antonio Nicotari Centro Universitário UniSEB Interativo de Ribeirão Preto (SP) Autor
  • Mario Nishikawa Centro Universitário UniSEB Interativo de Ribeirão Preto (SP) Autor

Palavras-chave:

autoavaliação, IES, EaD

Resumo

O presente artigo tem o objetivo apresentar o resultado de um estudo a respeito de avaliação institucional (AI), onde a Instituição de Ensino Superior (IES) particular que possui o sistema de Educação a Distância (EaD) possa constituir a sua autoavaliação oficial prevista na Lei Federal 10.861 de 14 de abril de 2004 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, considerando os seus valores culturais que criam maior sinergia com os propósitos institucionais. A metodologia de pesquisa fundamentou-se num levantamento teórico sobre as características de instituições que possuem EaD e, também, sobre AI. Ao final, na terceira parte da pesquisa, uma proposta de bases que contribuem para uma AI conforme a realidade da IES. A contribuição social da presente pesquisa sugere alguns procedimentos que embasam a formatação da AI, envolvendo o contexto administrativo e pedagógico da instituição, tornando o processo participativo, emancipado e democrático.

Downloads

Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 1. Gestão e estrutura da educação a distância

Como Citar

NICOTARI, Marco Antonio; NISHIKAWA, Mario. AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: BASES DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA E EMANCIPADA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO EM IES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1412.. Acesso em: 15 set. 2024.