AS CONVERGÊNCIAS DA EAD COM O ENSINO PRESENCIAL: O CASO DA LICENCIATURA EM ESPANHOL DO IFRN

Autores

  • Carla Aguiar Falcão IFRN - Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte Autor
  • Girlene Moreira da Silva IFRN - Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte Autor
  • Ilane Ferreira Cavalcanti IFRN - Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte Autor

Palavras-chave:

educação a distância, ensino de língua estrangeira, formação de professores

Resumo

Este artigo se debruça sobre as convergências das modalidades presencial e a distância da oferta da Licenciatura em Letras Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Parte de uma retomada do processo de elaboração da primeira oferta desse curso no IFRN e toma como aporte teórico o conceito de rizoma (DELEUZE e GUATARI, 1995) aplicando-o à educação em rede a partir da perspectiva de Kenski (1998). Pretendemos observar os principais obstáculos enfrentados na implantação da licenciatura em Letras Espanhol e a distância do IFRN, além de refletir sobre as dificuldades de caráter infraestrutural da oferta na modalidade a distância. Dessa reflexão e dessa experiência, nem sempre fluida, muitas vezes tensa e bastante profícua, têm surgido soluções para a construção de práticas capazes de promover não só a integração entre educação a distância e educação presencial, mas a busca por soluções na articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Downloads

Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 1. Gestão e estrutura da educação a distância

Como Citar

FALCÃO, Carla Aguiar; SILVA, Girlene Moreira da; CAVALCANTI, Ilane Ferreira. AS CONVERGÊNCIAS DA EAD COM O ENSINO PRESENCIAL: O CASO DA LICENCIATURA EM ESPANHOL DO IFRN. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1411.. Acesso em: 8 set. 2024.