ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE EDUCADORES E GESTORES  DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIRTUAL NO BRASIL E EM PORTUGAL

Autores

  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Hermano Carmo UTL - Universidade Técnica de Lisboa - Portugal Autor

Palavras-chave:

educação a distância, gestão de contextos de aprendizagem, tecnologias digitais de informação e comunicação, sistemas de EaD

Resumo

O texto apresenta uma pesquisa que buscou analisar sistemas brasileiros e portugueses de educação a distância. O propósito foi identificar os principais desafios enfrentados por gestores de educação a distância (EaD) e mapear estratégias gestoras de sistemas de educação a distância portugueses para superação de dificuldades críticas e ainda vigentes nos modelos de educação a distância em universidades públicas brasileiras, com especial atenção aos aspectos: institucionalização da educação a distância, flexibilidade da proposta pedagógica e dos espaçotempos de ensino-aprendizagem, evasão/permanência nos cursos, uso de sistemas telemáticos, sistemas logísticos, implicações trabalhistas no teletrabalho e sistema de avaliação (rigor e burla). Metodologicamente, a análise partiu de uma matriz idealizada de gestão de sistemas de educação a distância, elaborada com elementos diversos: processos administrativos (planejamento, organização, direção e controle), recursos disponíveis (recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos) e formação aberta/democrática (flexibilidade pedagógica com espaços e tempos adequados à formação personalizada). Como resultado da investigação, foram mapeadas algumas contribuições das experiências portuguesas de gestão em EaD para as emergentes experiências brasileiras. Evidenciaram-se contribuições referentes aos modelos de formação mais personalizados ao perfil do estudante, com atendimento aos estilos de aprendizagem de cada aluno; e, também, foi identificada uma organização da docência menos precarizada do que a organização docente que temos experimentado em sistemas de educação a distância brasileiros.

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Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 1. Gestão e estrutura da educação a distância

Como Citar

MILL, Daniel; CARMO, Hermano. ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE EDUCADORES E GESTORES  DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIRTUAL NO BRASIL E EM PORTUGAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1410.. Acesso em: 7 dez. 2024.