EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS

Autores

  • Renan Moretti Bertho Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Carlos Eduardo Candido Pereira Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Fábio Aparecido Candido da Silva Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Márcia Noélia Eler Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Patrícia Helena de Oliveira Maldonado Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Thaysa Soares de Almeida Tardim Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor

Palavras-chave:

educação a distância, ensino superior, políticas públicas, supervisão pedagógica, polos de apoio presencial

Resumo

O presente estudo foi elaborado pelos supervisores pedagógicos de polos presencial de quatro cursos de graduação, na modalidade a distância de uma universidade pública federal situada no interior do estado de São Paulo. Por meio dos relatos de experiência e em comparação ao referencial teórico apresentado é possível que todos se vêem como agentes de mudança dentro da recente expansão das políticas de expansão do ensino superior e da modalidade EaD no Brasil; que sua função é importante à boa gestão da universidade e que o potencial desse trabalho possibilita a melhoria e a qualidade da universidade pública a distância desde que observado organização e gestão de situações cotidianas que nem sempre necessitam recursos burocráticos que dificulta a execução dos trabalhos.

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Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 1. Gestão e estrutura da educação a distância

Como Citar

BERTHO, Renan Moretti; PEREIRA, Carlos Eduardo Candido; SILVA, Fábio Aparecido Candido da; ELER, Márcia Noélia; MALDONADO, Patrícia Helena de Oliveira; TARDIM, Thaysa Soares de Almeida. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1405.. Acesso em: 8 dez. 2024.