EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A EVASÃO: ESTUDO DE CASO DA REALIDADE NO POLO UAB DE FRANCA

Autores

  • Cláudia Alexandra Bolela Silveira UNB - Universidade de Brasília Autor

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Evasão, Educação, Universidade Aberta do Brasil

Resumo

Esta pesquisa consistiu em conhecer os índices e as causas de evasão dos alunos matriculados nos cursos de EaD ofertados no Polo UAB de Franca. A pesquisa realizada configura-se como um estudo de caso de caráter qualitativo. O instrumento de coleta de dados foram os relatórios dos cursos e os termos de desistência apresentados pelos alunos. Os dados evidenciaram um índice de 19,4% de evasão no Polo UAB de Franca concentrados nos cursos da área de Exatas e Diversidade. As categorias levantadas ao analisar os dados destes cursos foram Limite Pessoal e Profissional, Relação Interpessoal, Aspectos Referentes ao Curso, e Tutoria, das 05 categorias, 03 delas se referem ao Curso, ao Polo e à Tutoria. Assim, este estudo abre possibilidades de intervenção para diminuir esta incidência de evasão no Polo

Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 1. Gestão e estrutura da educação a distância

Como Citar

SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A EVASÃO: ESTUDO DE CASO DA REALIDADE NO POLO UAB DE FRANCA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1404.. Acesso em: 19 set. 2024.