PROPOSTA DE EDITAL E ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Palavras-chave:
gerenciamento, ensino a distância , seleção de tutoresResumo
Uma das grandes dificuldades dos Cursos na Modalidade a Distância é a contratação de bons tutores ou professores orientadores, a outra é o gerenciamento de todo grupo. Com o objetivo de superar estas dificuldades foram desenvolvidas quatro etapas na seleção de tutores. A primeira etapa compreende a análise das inscrições, questionário e mini currículo, submetidos on-line pelos candidatos. São selecionados pela comissão candidatos com perfil condizente ao curso. A segunda etapa (encontro presencial) no qual os candidatos entregam o currículo comprovado e são orientados sobre a plataforma moodle. Em seguida, iniciam um curso de capacitação de seis semanas junto ao Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal Goiás. Neste período os candidatos conhecem o projeto político pedagógico do curso, usam ferramentas do moodle e são paralelamente avaliados pelos professores e coordenadoria, que também participam do curso, com nomes fictícios. Ao final do curso, os candidatos recebem notas e certificados. As terceira e quarta etapas correspondem, à análise de currículo e entrevistas, como consequência são adicionados ao grupo bons profissionais. A fim de cumprir o segundo objetivo, melhor gerenciamento do grupo pedagógico (professores formadores, tutores presenciais e a distancia, coordenadora e supervisora pedagógica), foi elaborado um organograma das atividades a serem desenvolvidas, cumpridas e avaliadas nas reuniões semanais realizadas tutores a distância, supervisão pedagógica, supervisão de estágio e coordenação do curso. O organograma aumentou a produtividade das reuniões câmara de graduação no sentido de estipular metas de trabalhos, avaliar os resultados, traçar objetivose organizar os próximos encontros presenciais.