PROPOSTA DE EDITAL E ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Autores

  • Gláucia Maria Cavasin UFG - Universidade Federal de Goiás Autor
  • Fernanda Cristina Alcantara dos Santos UFG - Universidade Federal de Goiás Autor
  • Joanna D”Arc Herzog Soares UFG - Universidade Federal de Goiás Autor
  • Aline Helena Silva Cruz UFG - Universidade Federal de Goiás Autor
  • Aline Andrade Mourão UFG - Universidade Federal de Goiás Autor
  • Paulo Henrique Silva e Sousa UFG - Universidade Federal de Goiás Autor

Palavras-chave:

gerenciamento, ensino a distância , seleção de tutores

Resumo

Uma das grandes dificuldades dos Cursos na Modalidade a Distância é a contratação de bons tutores ou professores orientadores, a outra é o gerenciamento de todo grupo. Com o objetivo de superar estas dificuldades foram desenvolvidas quatro etapas na seleção de tutores. A primeira etapa compreende a análise das inscrições, questionário e mini currículo, submetidos on-line pelos candidatos. São selecionados pela comissão candidatos com perfil condizente ao curso. A segunda etapa (encontro presencial) no qual os candidatos entregam o currículo comprovado e são orientados sobre a plataforma moodle. Em seguida, iniciam um curso de capacitação de seis semanas junto ao Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal Goiás. Neste período os candidatos conhecem o projeto político pedagógico do curso, usam ferramentas do moodle e são paralelamente avaliados pelos professores e coordenadoria, que também participam do curso, com nomes fictícios. Ao final do curso, os candidatos recebem notas e certificados. As terceira e quarta etapas correspondem, à análise de currículo e entrevistas, como consequência são adicionados ao grupo bons profissionais. A fim de cumprir o segundo objetivo, melhor gerenciamento do grupo pedagógico (professores formadores, tutores presenciais e a distancia, coordenadora e supervisora pedagógica), foi elaborado um organograma das atividades a serem desenvolvidas, cumpridas e avaliadas nas reuniões semanais realizadas tutores a distância, supervisão pedagógica, supervisão de estágio e coordenação do curso. O organograma aumentou a produtividade das reuniões câmara de graduação no sentido de estipular metas de trabalhos, avaliar os resultados, traçar objetivose organizar os próximos encontros presenciais.

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Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 1. Gestão e estrutura da educação a distância

Como Citar

CAVASIN, Gláucia Maria; SANTOS, Fernanda Cristina Alcantara dos; SOARES, Joanna D”Arc Herzog; CRUZ, Aline Helena Silva; MOURÃO, Aline Andrade; SOUSA, Paulo Henrique Silva e. PROPOSTA DE EDITAL E ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1401.. Acesso em: 21 jan. 2025.