REFLEXÕES SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA NO BRASIL

Autores

  • Marcio da Costa Berbat UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Autor

Palavras-chave:

Universidade aberta do Brasil, Educação superior a distância, Pró-Licenciatura, Institucionalização

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar de forma crítica e qualitativa o discurso encontrado na política educacional de formação de professores a distância, no qual se insere a grande maioria dos projetos de educação superior a distância em andamento no país, procurando para isso trabalhar em duas questões: 1) Compreender a criação e funcionamento do Programa de Formação Inicial para Professores do Ensino Fundamental e Médio (Pró-Licenciatura) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), como objeto os cursos de geografia; 2) Entender como essa configuração influenciada por políticas de organismos internacionais, sob a aparência de ampliação do acesso à educação, se apresenta atualmente na base do processo de privatização da educação brasileira, configurando-se pela ausência de institucionalização nas instituições publicas de ensino superior.

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Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 1. Gestão e estrutura da educação a distância

Como Citar

BERBAT, Marcio da Costa. REFLEXÕES SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA NO BRASIL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1397.. Acesso em: 19 set. 2024.