FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR - UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CURSO DE PEDAGOGIA EM UMA MESMA UNIVERSIDADE EM MODALIDADES DIFERENTES: PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

Autores

  • Selma Leila Bergo Martins Coordenadora Pedagógica – Colégio Cristo Rei Autor

Palavras-chave:

Curso de pedagogia da UFSCar, Presencial e a Distância, Constituição curricular, Relações e diferenças

Resumo

O presente trabalho analisa o Currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, nas duas modalidades que ele se apresenta: presencial e a distância, buscando estabelecer relações ou diferenças entre uma e outra modalidade e identificando os fatores considerados para que houvesse essa flexibilização. Para o desenvolvimento dessa proposta, foi utilizada uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa, sendo que o principal objetivo foi o de apresentar quais fatores influenciaram na escolha das disciplinas ministradas no Curso de Pedagogia. A realização deste Trabalho permitiu constatar que não há diferença de qualidade entre as modalidades nas quais se apresentam o Curso de Pedagogia da UFSCar. Ambas atendem às necessidades dos alunos que a recebem: uma trabalha com disciplinas mais adequadas para um público jovem, inexperiente profissionalmente e que, via de regra, está cursando a primeira graduação, já a segunda modalidade trabalha com alunos mais maduros, já inseridos no mercado de trabalho e que necessitam refletir sobre suas práticas atuais.

Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 1. Gestão e estrutura da educação a distância

Como Citar

MARTINS, Selma Leila Bergo. FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR - UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CURSO DE PEDAGOGIA EM UMA MESMA UNIVERSIDADE EM MODALIDADES DIFERENTES: PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1395.. Acesso em: 15 set. 2024.