DINÂMICA ORGANIZACIONAL: ESFORÇOS E ADAPTAÇÕES NO ENSINO SEMIPRESENCIAL
Palavras-chave:
ensino semipresencial, adaptação, organização, formação de professoresResumo
Discussões em torno de cursos a distância vêm se constituindo na literatura e preocupações no que se refere à elaboração de materiais didáticos, utilização de tecnologias da informação, treinamento de recursos humanos para melhor atendimento aos estudantes e a inserção destes últimos ao meio acadêmico e, consequentemente, ao sucesso profissional, são parte desse processo. Este trabalho apresenta e discute de forma exploratório-descritiva a dinâmica organizacional do curso de Licenciatura em Ciências, USP-UNIVESP, do Polo de Piracicaba. Os revezes observados tornaram-se objetos de análise para melhor adequação da infraestrutura do curso, a fim de possibilitar a adaptação dos estudantes a este modelo de ensino, considerado “novo”, e que apresenta “novos problemas”, que permitem ajustes em tempo real se houver uma gestão concisa em termos de objetivos e construção de estratégias em períodos reduzidos de tempo, aliados aos projetos futuros de adequação do curso à formação de professores.