DINÂMICA ORGANIZACIONAL: ESFORÇOS E ADAPTAÇÕES NO ENSINO SEMIPRESENCIAL

Autores

  • Valéria Cristina Rodrigues Sarnighausen USP - Universidade de São Paulo Autor
  • Rosilda dos Santos Morais USP - Universidade de São Paulo Autor
  • Thomas Lima Barcelos Ferreira USP - Universidade de São Paulo Autor
  • Michel Paschini Neto USP - Universidade de São Paulo Autor
  • Rosebelly Nunes Marques USP - Universidade de São Paulo Autor

Palavras-chave:

ensino semipresencial, adaptação, organização, formação de professores

Resumo

Discussões em torno de cursos a distância vêm se constituindo na literatura e preocupações no que se refere à elaboração de materiais didáticos, utilização de tecnologias da informação, treinamento de recursos humanos para melhor atendimento aos estudantes e a inserção destes últimos ao meio acadêmico e, consequentemente, ao sucesso profissional, são parte desse processo. Este trabalho apresenta e discute de forma exploratório-descritiva a dinâmica organizacional do curso de Licenciatura em Ciências, USP-UNIVESP, do Polo de Piracicaba. Os revezes observados tornaram-se objetos de análise para melhor adequação da infraestrutura do curso, a fim de possibilitar a adaptação dos estudantes a este modelo de ensino, considerado “novo”, e que apresenta “novos problemas”, que permitem ajustes em tempo real se houver uma gestão concisa em termos de objetivos e construção de estratégias em períodos reduzidos de tempo, aliados aos projetos futuros de adequação do curso à formação de professores.

Downloads

Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 1. Gestão e estrutura da educação a distância

Como Citar

SARNIGHAUSEN, Valéria Cristina Rodrigues; MORAIS, Rosilda dos Santos; FERREIRA, Thomas Lima Barcelos; NETO, Michel Paschini; MARQUES, Rosebelly Nunes. DINÂMICA ORGANIZACIONAL: ESFORÇOS E ADAPTAÇÕES NO ENSINO SEMIPRESENCIAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1393.. Acesso em: 7 dez. 2024.