POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM MÚLTIPLA EM UM CURSO DE MÚSICA EAD

Autores

  • Katia Sirlene de Moraes Duarte da Silva UFBA Autor
  • Marianne Martins Coelho Claretiano Autor
  • Renato Alves da Silva UFBA Autor

Palavras-chave:

EAD em Música, Funções Docentes, Matriz Curricular em Música EAD

Resumo

O trabalho apresenta relato da experiência discente e profissional de três egressos do PROLICENMUS[i], por se tratar do primeiro curso EAD em Música no Brasil, as provas de habilidade específica e prática instrumental foram classificatórias, possibilitando assim ingresso de indivíduos com diversos níveis de conhecimentos musicais e tecnológicos. Diante desse público heterogêneo, mostra-se como a Matriz Curricular contribuiu para fundamentar e suportar essa demanda. O objetivo é evidenciar como o formato dessa Graduação, colaborou para a formação profissional e acadêmica desses professores-alunos, à medida que as ferramentas tecnológicas foram gradualmente inseridas em suas práticas. Apresentaremos desafios pedagógicos enfrentados por esses educandos durante o curso e quais estratégias cada um deles escolheu seguir após interação nas Interdisciplinas da grade curricular. Por ter sido edição única, procurou-se proporcionar a emergência de estruturas cognitivas, afetivas e psicomotoras que suportassem e promovessem o conhecimento decorrente da musicalidade no trabalho com pessoas adultas musicalizadas ou não, mas com vontade de aprender, estimulando crescimento profissional e pessoal, simultaneamente. Após aprovação da Lei 13.278/16[ii], a procura pela área cresceu consideravelmente; contudo, pesquisas sobre o ensino de Música em EAD é ainda incipiente. Aqui, apresenta-se a arquitetura pedagógica como sendo uma, dentre alternativas de ampliação dos debates.

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Publicado

2024-04-23

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SILVA, Katia Sirlene de Moraes Duarte; COELHO, Marianne Martins; SILVA, Renato Alves. POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM MÚLTIPLA EM UM CURSO DE MÚSICA EAD. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1380.. Acesso em: 9 dez. 2024.