PROJETOS INTEGRADORES: APROXIMAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E O TRABALHO, EXPERIÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA PEDAGOGIA E LETRAS/ESPANHOL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Palavras-chave:
Educação Formal, Trabalho, Projetos IntegradoresResumo
Durante o tempo na docência universitária, desde 2001, o trabalho com as turmas – presenciais; semipresenciais e a distância – levaram-me as seguintes reflexões: (1) quanto mais forem às ações de aproximação entre teoria e prática melhor se dará a formação; (2) quanto maior a aproximação entre conteúdos programáticos e transversais mais aumenta a capacidade contemplativa, colaborativa e interpretativa; (3) que ações ao encontro da inclusão social, da acessibilidade na respeitabilidade ao outro são fundamentais no sentido da humanização social; (4) que discussões multiculturais para compreensão de saberes e mudanças de paradigmas com relação à realidade local, nacional e global são fundamentais como ato educativo; (5) que o trabalho na modalidade a distância é de grande e, inegável importância, para aceleração interpretativa, mediante habilidades necessárias à profissionalização qualificada e contemporânea. Com a experiência tratada no referido artigo, o objetivo geral foi mostrar através dos estudos teóricos e aplicados que Projetos Integradores na formação para a docência é um componente fundamental no percurso das interligações possíveis e necessárias entre os conteúdos das disciplinas tratadas a cada semestre letivo e a experiência prática na escola. De 2010 a 2016, a experiência EaD, entre os cursos de pedagogia e Letras/Espanhol, passando por orientações no campo da licenciatura em física têm provocado ainda mais o indicativo da importância em transitar por áreas do conhecimento. Trata-se, enfim, de uma reflexão didático-pedagógica no sentido da argumentação dos caminhos pelos quais Projetos Integradores percorrem para aproximação necessária entre educação formal e o trabalho, em especial, o trabalho na escola.